Iyanifa Ifakemi Agboolà

Quem é a Iyanifa Ifakemi Agboolà

Oluwo Ifágbaíyin e sua Iya apetebi, a iyanifa Ifakemi Ewaosunanike Agboola

Oluwo Ifágbaíyin Awolola Agboolà (Gilmar Xavier de Oliveira) é escritor, teólogo, pesquisador e um experientíssimo sacerdote da religião tradicional yorubá. Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, é o líder espiritual da família Ajobi Agboolà e tem grandes contribuições para a manutenção e salvaguarda da cultura de òrìsà no Brasil, na Argentina, na Venezuela, no Uruguai, na Colômbia e no Chile.

Iniciado na religião de òrìsà ainda criança, vem dedicando sua vida a difundir os saberes ancestrais. Em 2018 criou a Escola Superior de Ifá – ESI, instituição de ensino da filosofia e teologia yorùbá, sem fins lucrativos, a qual detém o maior acervo de conteúdo desse gênero, com acesso totalmente gratuito.

Socialmente engajado pelos direitos civis das religiões de matriz africana, participou da criação da Federação de Cultos Afro Brasileiro (RS – 1981); foi assessor de imprensa da Federação das Religiões Afro-Brasileiras – Afrobras a convite do residente (1982); em 2012 deu início a um trabalho de intercâmbio étnico religioso Brasil-Nigéria trazendo membros do alto sacerdócio da renomada família Agboolà para o Brasil, com ações importantes nos anos 2013, 2014, 2016 e 2019, ano em que trouxe à Bahia a princesa da família real de Osogbo, a Iyalorisa Oladunni Osunbunmi Keshinro; em 2023 organizou o festival para o orisa Egúgún, no qual iniciou, a custo zero, 300 cidadãos baianos, dentre muitas outras ações.