A consulta ao conhecido ẹẹ́rìndínlógún (jogo de búzios) é muito diferente de uma consulta a Opẹlẹ ou Ikin. No ẹẹ́rìndínlógún, o Òrìsà que orienta o consulente é Òṣún, e, em uma consulta a Ifá, quem orienta o consulente é Òrúnmìlà. Por vezes, há alguma confusão acerca de termos que se referem a Òrúnmìlà, que serão definidos a seguir:
- Òrúnmìlà: Òrúnmìlà tem muitos nomes. O nome mais conhecido de Òrúnmìlà é Ifá, essa denominação acontece quando Òrúnmìlà é invocado em forma de Oráculo.
- Ifá: O Oráculo de Òrúnmìlà através dos Odùs e dos versos sagrados é conhecido como Ifá.
- Ela: Na religião tradicional yorubá, um mesmo Òrìsà tem vários nomes. Òrúnmìlà é um Òrìṣà que, quando atua na intuição do sacerdote, recebe o nome Ela.
- Odù: O funcionamento do oráculo é baseado em elementos conhecidos como Odùs, que constituíram a criação do universo sobre as orientações de Deus (Olódùmaré). Todos Òrìsàs, assim como todos os seres humanos e todos os elementos da natureza nascem dos Odùs.
- Palavra: As palavras de Òrúnmìlà são sagradas e constituem uma vertente de infinita sabedoria como extensão de Deus que recebe a denominação de Ifá.
- Versos de ifá: Todo Odù é composto de inúmeros versos que contam histórias dos Òrìsàs e de vários personagens que retratam a palavra de Òrúnmìlà.
- Sacerdote: Conta a história que entre todos os discípulos de Òrúnmìlà o que mais se destacou chamava se Agboniregun, esse sacerdote é conhecido como a reencarnação de Òrúnmìlà.
- Bàbàláwo: O Bàbàláwo é o sacerdote que consulta Òrúnmìlà através do oráculo conhecido pelo nome de Ifá com um instrumento conhecido pelo nome de Opẹlẹ.
- Opele:Instrumento usado nas consultas a Ifá que consiste em uma espécie de corrente com quatro sementes cortadas a o meio.
- Ikin: Os ikins são uma espécie de semente de palmeira que também é usado por Bàbàláwo e ÌyánIfás como Oráculo de Ifá.
- Ìyánifás:As ÌyánIfás são sacerdotisas de Òrúnmìlà que também consultam a Òrúnmìlà com o Oráculo de Ifá, Opẹlẹ e Ikin.