ISEFA PRÉ INICIAÇÃO EM IFÁ

Uma quantidade grande de pessoas me procura com a seguinte pergunta, qual a influência de Ifá no dia a dia das pessoas iniciadas?

Quase sempre a falta de tempo me impede de abordar a questão de uma forma mais ampla, diante disso resolvi dedicar um texto exclusivamente a essa questão.

O Ifá dá segurança ao iniciado, e isso faz com que ele desenvolva uma qualidade de vida jamais experimentada, a certeza de que a pessoa está no caminho certo, fortalece os planos para o futuro com a convicção que o sonho não é impossível.

Quando o sujeito identifica a sua origem, ele planeja o futuro com os olhos no presente e o coração cheio de elementos vindos do passado, que o fortalecem.

O itefa já foi mencionado por mim em outro texto como o início da vida, cada pessoa tem o direito de ter a sua opinião, eu penso dessa forma por ter estudado Ifá.

Eu sempre digo a seguinte frase: – o Òrìșà é o veículo na estrada da vida e o Ifá é o mapa que indica qual o caminho que deve ser seguido!

Para quem não foi iniciado no Ifá a metáfora acima deve parecer estranha, mas imaginem como a vida pode ser facilitada se soubermos o que nos torna fortes e em quais situações somos mais vulneráveis…

A decisão é livre, você escolhe o caminho, mas se tivermos informações privilegiadas sobre o nosso destino, errar fica mais difícil e a escolha certa fica facilitada.

A verdade é que o Ifá beneficia em muito todo aquele que foi iniciado, mesmo o pré-iniciado, ou seja, aquele que fez ISEFA.

No Isefa o pré-iniciado recebe orientações de qual caminho deve seguir, assim como os Òrìșàs indicados para cultuar, dentre outras questões; ele recebe também um nome para ser identificado dentro do Ẹgbẹ, embora em algumas famílias não seja dado o nome para quem fez isefa, no ifá praticado em Osogbo, Lagos e outras cidades isso é normal.

O ifá é único, mas as famílias e as interpretações do ifá podem ser diferentes, o bom sacerdote é aquele que respeita as diferenças. Os nigerianos iniciados em ifá discutem em público assuntos que incluem futebol, política entre outros, porém jamais discutem religião. Afirmar como sendo a única verdade que no Isefa não é dado o nome é se considerar o dono da verdade.