Aje, é um Ebora da prosperidade econômica, este òrìṣà ajuda a acumular riqueza e evita a pobreza; é a energia espiritual responsável pelo controle da riqueza, do comércio, do crescimento econômico, da prosperidade e de qualquer tipo de moeda (dinheiro).
Na Nigéria este òrìṣà é muito conhecido e cultuado, principalmente pelos comerciantes, embora o seu culto tenha se tornado bastante popular para toda a população do território Yorubá.
No novo mundo, a compreensão da importância deste òrìṣà foi reduzida apenas para a obtenção de ganhos financeiros, porém é necessário observar que, para o povo Yorubá, a concepção de prosperidade é muito mais ampla, partindo da longevidade (a bênção de vida longa), seguido pela boa saúde; um casamento harmonioso com uma pessoa compatível; a concepção de filhos saudáveis; estabilidade e bom andamento dos projetos pessoais, dentre outros.
Na filosofia do Isese Lagba a riqueza, ou, prosperidade tem um significado muito mais amplo e vai muito além de dinheiro, é um conjunto de aspectos que quando alcançados favorecem para que a pessoa tenha uma vida amena, harmoniosa e confortável. Uma boa família, por exemplo é uma riqueza inestimável e que traz muitas outras realizações e satisfações à vida do indivíduo; há muitas coisas as quais, definitivamente, o dinheiro não pode comprar.
O presente trabalho está fixado na figura do ebora Olokun Seniade conhecido como Aje, em outra oportunidade vamos falar do Òrìṣà Olokun e de outros Òrìṣà denominados pelo nome de Aje.