Ao longo dos anos tenho acompanhado um grande número de pessoas divulgando a religião tradicional Yorùbá, algumas delas bem intencionadas fazem ótimos trabalhos outras, no entanto, se limitam a divulgar materiais vindos do exterior como sendo a mais pura verdade, incontestável e irretocável verdade.
O povo de nosso país durante anos foram vitimados com a verdade católica que moldou a forma de pensar de nosso povo, a nossa gente pensa em religião como se o catolicismo fosse à base para tudo.
O planeta tem oito bilhões de habitantes, somente um bilhão faz parte do catolicismo. O Cristianismo durante longo tempo foi dominante em vários países, hoje isso já não acontece, à manipulação da informação aos poucos deixa de existir sendo assim as pessoas tem acesso a informações referentes às mais diversas religiões.
A necessidade daqueles que cultuam òrìsà é especifica, não podemos mudar na Teologia Yoruba com filosofia católica ou cristã. Existe uma guerra acontecendo nas entrelinhas em nosso país, evangélicos e católicos disputam com violência os fiéis, isso gera desconforto para nossos irmãos, em grande parte dominados por um sistema corrupto que associa a política a religião e ao poder da mídia.
O povo que cultua òrìsà está necessitando de informações, precisamos de canais de tv e emissoras de rádios disponibilizando informações verdadeiras sobre a Teologia e a Filosofia Yorùbá.
Na tentativa de criar mais um espaço onde a informação sobre òrìsà possa ser divulgada criamos vários trabalhos, incluindo a nossas Escola Superior de Ifá.Não somos os donos da verdade, mas temos um trabalho que é fruto de dedicação com mais de cinco décadas de fé e amor aos orisás. É bem verdade que os orisás foram generosos conosco, nos possibilitaram um convívio com pessoas capacitadas que auxiliaram na nossa formação. Sinto que é minha obrigação dividir com o nosso povo aquilo que aprendi.
Vejo constantemente na internet abordagens equivocadas algumas pessoas na falta de conhecimento improvisam e terminam misturando o cristianismo com a religião tradicional de culto ao òrìsà.
Isso não pode acontecer, por essa razão oferecemos ao povo de Orisa mais um curso em nossa Escola destinado às pessoas que querem aprender um pouco mais sobre Orunmila e Ifá.É com alegria que apresentamos a vocês o curso denominado Princípios do AWO.
Oluwo Ifagbaiyin