Àbọ̀rú Àbọ́yẹ́ Àbọ́ṣíṣẹ, a Escola Superior de Ifá (ÈSÌ) e o Canal do Telegram entrevistam hoje o idealizador do Projeto Ifá é para todos, Olúwo Ifagbaiyin Agboola.

(ÈSÌ) 1 – QUEM É O OLUWO IFAGBAIYIN?

(Olúwo) Existem várias versões sobre o nosso trabalho. Mas o brasileiro Ifagbaiyin (Olúwo Agboola) é uma pessoa apaixonada pelo seu trabalho, eu fui iniciado no dia 28/10/1960, são muitos anos, então me tornei uma pessoa muito conhecida em vários países em razão do Projeto Ifá é Para Todos e do meu Canal no Telegram.

O Projeto foi criado no início do ano de 2012, o canal vem chamando a atenção dentro de um cenário que une as religiões de matriz africana com a Religião tradicional Yorùbá na tentativa da recuperação de tudo que foi perdido durante a história da religião de Òrìṣà no Brasil. As poucas pessoas que são contra o projeto Ifá é Para Todos, não explicam a verdade por trás desse posicionamento.

(ÈSÌ) 2 – QUAL O IMPACTO DO PROJETO IFÁ É PARA TODOS NO CENÁRIO ATUAL DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO BRASIL?

(Olúwo) Antes do projeto Ifá é Para Todos ser lançado, uma cerimônia de Ìtẹ̀lodù chegou a custar trinta mil dólares considerando todas as despesas, hoje custa menos de 10% desse valor. Muita gente está perdendo dinheiro, pessoas de vários seguimentos religiosos estão em uma posição que de forma equivocada enxergam o Ifagbaiyin como opositor, porque deixaram de ganhar fortunas. Os mentirosos que durante vinte anos disseram que não era possível fazer um Ìtẹ̀lodù no Brasil ganharam muito dinheiro, e hoje fazem todo o possível para prejudicar o pioneiro Bàbáláwo Brasileiro. Mas tudo isso é um sinal de que o nosso trabalho está no caminho certo.

(ÈSÌ) 3 – COMO É O TRABALHO DA ESCOLA DE RELIGIÃO TRADICIONAL YORÙBÁ, E COMO ELA É IMPACTADA POR ESSES OPOSITORES?

(Olúwo) Na escola temos uma boa parte de material gratuito que traz conhecimento abertamente para quem interessar. Por que a escola é atacada por essa minoria? É muito simples de entender, a escola está desmistificando alguns pressupostos que beneficiavam essas pessoas. Foram inventados rituais dividindo as cerimônias para que os iniciados gastassem dinheiro continuamente, beneficiando esse grupo. Um assentamento de Èṣù, chegou a custar vinte cinco mil dólares com essas pessoas inescrupulosas. Mesmo com todos esses ataques a escola não para de crescer, nosso acervo é cada dia maior mostrando que Ifá é realmente pra todos, tal qual o conhecimento sobre a Filosofia e Teologia Yorùbá

(ÈSÌ) 4 – FALE UM POUCO SOBRE O SEU BLOG DE RELIGIÃO TRADICIONAL YORÙBÁ?

(Olúwo) Quando o nosso blog entrou para o ranking dos mais visitados no tema Òrìṣà, em toda a América, muita gente perdeu o sono. O nosso trabalho no blog vai completar quinze anos e já escrevemos mais de mil textos. Hoje os textos do blog são reproduzidos em vários países.
O blog segue disponível e sendo fonte de muitos esclarecimentos ao longo de todos esses anos. Ele pode ser acessado através do endereço www.babalawoifagbaiyin.com

(ÈSÌ) 5 – O SENHOR TEM VÍDEOS NO YOUTUBE?

(Olúwo) Um dos nossos vídeos foi visualizado por mais de 500.000 mil pessoas, o nosso trabalho é reconhecido no território Yorùbá e faz muito sucesso na Nigéria, que é o terceiro país no mundo que mais visualiza os nossos textos e os nossos vídeos. Recentemente disponibilizamos o filme de Egungun – A sabedoria da Ancestralidade da Familia Agboola no nosso canal do Youtube e em poucos dias já alcançou alguns milhares de visualizações.

(ÈSÌ) 6 – É VERDADE QUE O SENHOR FEZ OITO MIL INICIAÇÕES?

(Olúwo) O número de iniciações que nós fizemos em mais de quarenta anos que a casa existe é grande porque nós trabalhamos com dedicação durante todo esse período. Outros sacerdotes devem ter esse mesmo número de iniciações, a diferença é que eu me preocupei e documentei esse fato com mais de 17.000 fotos. Para mim é perfeitamente normal esses números considerando tudo que eu trabalho.

(ÈSÌ) 7 – É VERDADE QUE O SENHOR FICOU RICO?

(Olúwo) Sim é verdade, eu fiquei rico quando conheci Ifá. Ifá é a maior riqueza que eu poderia ter, juntamente com a minha saúde é claro, que me permite trabalhar vinte horas por dia. Mas se você está perguntando por bens materiais, eu doei a única casa que eu tenho para o nosso projeto.

(ÈSÌ) 8 – QUANTO O SENHOR ESTIMA QUE SEJA SUA PARTICIPAÇÃO NA DIVULGAÇÃO DO IFÁ?

(Olúwo) Nós divulgamos Ifá em viagens de automóvel que totalizaram até agora 500.000 quilômetros, nunca ninguém fora do território Yorùbá divulgou Ifá com uma extensão semelhante a que nós viajamos.

(ÈSÌ) 9 – O QUE O SENHOR TEM A DIZER SOBRE O PROJETO MABBB?

(Olúwo) O Movimento de apoio a Bàbáláwos e Bàbálórìṣàs Brasileiros divulga o Ifá nacional e fortalece a necessidade de existir os sacerdotes brasileiros. Temos que fazer um trabalho paralelo ao dos sacerdotes Yorùbás e não em posição secundária. É evidente que isso cria um desconforto para quem necessita manter esse processo que não transferia conhecimento para o nosso país criando uma dependência infinita.

(ÈSÌ) 10 – E SOBRE O PROJETO JUNTOS SOMOS MAIS FORTES?

(Olúwo) Esse projeto que motivou o nosso povo a ir para as ruas combater a intolerância religiosa foi o pioneiro, denunciando com um ano de antecedência a violência que aconteceu em nosso país contra as tradições religiosas afro-brasileiras.

(ÈSÌ) 11 – REFERENTE AO INSTITUTO QUAIS SÂO SUAS PERSPECTIVAS?

(Olúwo) O Instituto de Filosofia e Teologia Yoruba Ifá é para todos é um projeto que a médio e longo prazo pretende abrigar um número grande de praticantes da Religião Tradicional Yorùbá em um órgão que tem como principal objetivo criar um canal de diálogo com os outros seguimentos das religiões no Brasil, buscando assim a união para combater o preconceito e a intolerância religiosa.

(ÈSÌ) 12 – FALE UM POUCO SOBRE O SEU TRABALHO SOCIAL?

(Olúwo) O fato de um Bàbáláwo atender com um custo baixo as pessoas necessitadas, desperta inúmeros comentários e cada pessoa tem o direito de expressar a sua opinião, mas, ninguém pode negar que é um trabalho social, que permite o acesso a Religião Tradicional Yorùbá, com o firme propósito de fortalecer a ideia de que Ifá é para todos e não para uma minoria. Não posso deixar de citar os trabalhos sociais que foram criados por mim e hoje fazem parte do Instituto, que são o projeto Cem Idosos e o Projeto Agbara L’omo que visam apoiar com a doação de cestas básicas os idosos e crianças especiais das comunidades no entorno do Instituto.

(ÈSÌ) 13 – O SENHOR TEM SUCESSO COM O SEU TRABALHO?

(Olúwo) O resultado positivo e o sucesso de alguns projetos estão ligados diretamente ao vigor e a vontade daqueles que o administram. O Olúwo Ifagbaiyin em toda a sua vida nunca tirou férias. Essa dedicação e essa vitalidade que marcam o nosso trabalho são característica que aliadas a honestidade e dedicação ao estudo da religião que implicaram diretamente em resultado positivo dos nossos projetos. Se você considerar o fato que mais de seis mil pessoas procuraram a Escola ao longo desses anos, as inscrições na ESI confirmam, sim eu tenho muito sucesso.

(ÈSÌ) 14 – O QUE REPRESENTA O BATUQUE PARA O SENHOR?

(Olúwo) Os rituais no Rio Grande do Sul na tradição daquele estado recebem o nome de Batuque, mas não é por isso que ele é inferior ao Candomblé ou a Umbanda. A religião dos Òrìṣàs no Sul é muito mais organizada politicamente que no restante do Brasil, e isso fortalece muito as tradições trazidas de Ọ̀yọ́ naquele estado, sendo assim, fica claro que o meu respeito por Ṣàngó, é incontestável. Se eu não tivesse tido durante grande parte da minha vida, acessado aos segredos e princípios do culto a esses Òrìṣàs certamente não teria sobrevivido. Eu vou cultuar Ṣàngó por toda a minha vida.

(ÈSÌ) 15 – POR FAVOR FALE SOBRE O CANDOMBLÉ DE KÉTU?

(Olúwo) O Candomblé me acolheu no momento mais triste da minha vida e através do Candomblé eu conheci a Religião Tradicional Yorùbá. Eu moro em um bairro que tem quarenta e sete casas de Candomblé, e me relaciono muito bem com todos os iniciados desse seguimento religioso. Em minha casa quase a totalidade dos iniciados em Ifá tem Òrìṣàs do Candomblé. Essa relação sempre é muito tranquila, eu atendo pessoas e a minha casa está aberta para todos do Candomblé, uma das provas disso é que eu moro na Bahia, tradicional região do Candomblé de Kétu.

(ÈSÌ) 16 – O SENHOR PERTENCEU AO IFÁ CUBANO?

(Olúwo) O Ifá Cubano também é tradicional em Cuba, sendo assim, não existe motivo para que um grupo muito pequeno de seus participantes se ofendam quando eu digo que pratico o Ifá Tradicional (Yorùbá), isso é uma forma de identificar onde existe aquela tradição. Eu tenho ótimos amigos no Ifá Cubano e temos uma relação de grande respeito por nossas tradições. Eu pertenci ao Ifá Cubano e me afastei porque no Ifá Cubano pessoas de Obalúwàiyé não podem ser consagrados como Bàbáláwos. A proposta que me fizeram na época consistia em negar o meu Òrìṣà e me iniciar em outro e eu não concordei. Mas isso não vem ao caso, porque o importante foi que eles mantiveram as tradições deles e eu mantive a fidelidade ao meu Òrìṣà.

(ÈSÌ) 17 – QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA?

(Olúwo) Existem várias formas de intolerância religiosa, as pessoas que discutem não são melhores que os pastores das igrejas evangélicas que atacam os adeptos das religiões de matriz africana. Quem ataca o pessoal de Ifá ou do candomblé comete um crime que infelizmente ao longo da história sempre existiu. Eu não vou entrar nesse debate porque isso não é adequado em um espaço que os citados não têm direito a expressar as suas opiniões. Mas fica um alerta para as autoridades do nosso país, esse tipo de situação deveria ser coibido pelas autoridades.

(ÈSÌ) 18– É VERDADE QUE O SENHOR TEM O MAIOR ACERVO DE ÁUDIOS SOBRE ORISA DO MUNDO?

(Olúwo) Temos aproximadamente quatro mil áudios que foram gravados durante a pandemia da Covid 19, esse material é um registro para a posterioridade que nos deixa com a certeza de que o nosso trabalho vai ter continuidade.

(ÈSÌ) 19- É VERDADE QUE O SENHOR VAI RECEBER UM OYE IMPORTANTE?

(Olúwo) Sim é verdade, esse Oye foi anunciado pelo Araba faz doze anos e tem um vídeo no YouTube que documentou esse momento. É mais um Oye dentre muitos que já foram concedidos ao Olúwo Ifagbaiyin, e todos são importantes, mas esse certamente é muito especial.

(ÈSÌ) 20- O QUE PODEMOS ESPERAR SOBRE O FESTIVAL DE OSUN DE 2024?

(Olúwo) No dia 26 de outubro vamos comemorar o Festival de Osun com a presença do Arabá Awodiran Agboola, vai ser uma festa linda, como todos já sabem, a nossa família é de Osogbo e o Festival de Osun é a festa mais movimentada da nossa Egbe. Desde o ano de 2019 que o Festival de Osun conta com a presença de pessoas ilustres. A princesa Oladunni de Osogbo que é a principal sacerdotisa de Osun no mundo já participou do Festival em nossa casa, mas esse ano é especial, a festa reserva grandes surpresas e contamos com a presença de muitas pessoas importantes da Religião Tradicional Yorùbá e do Candomblé. Todos estão convidados, basta entrar em contato com nossa assessoria para obter seu convite!

O Canal do Oluwo Ifagbaiyin no Telegram e a (ÈSÌ) agradecem a entrevista.

Uma resposta

  1. Àbórú àbóyé àbósíse. Boa noite, maravilhosa e bem elucidativo a entrevista. Parabéns 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿

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