Oluwo Ifágbaíyin
Quem é Ifágbaíyin Awolola Agboolà
Oluwo Ifágbaíyin Awolola Agboolà (Gilmar Xavier de Oliveira) é escritor, teólogo, pesquisador e um experientíssimo sacerdote da religião tradicional yorubá. Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, é o líder espiritual da família Ajobi Agboolà e tem grandes contribuições para a manutenção e salvaguarda da cultura de òrìsà no Brasil, na Argentina, na Venezuela, no Uruguai, na Colômbia e no Chile.
Iniciado na religião de òrìsà ainda criança, vem dedicando sua vida a difundir os saberes ancestrais. Em 2018 criou a Escola Superior de Ifá – ESI, instituição de ensino da filosofia e teologia yorùbá, sem fins lucrativos, a qual detém o maior acervo de conteúdo desse gênero, com acesso totalmente gratuito.
Socialmente engajado pelos direitos civis das religiões de matriz africana, participou da criação da Federação de Cultos Afro Brasileiro (RS – 1981); foi assessor de imprensa da Federação das Religiões Afro-Brasileiras – Afrobras a convite do residente (1982); em 2012 deu início a um trabalho de intercâmbio étnico religioso Brasil-Nigéria trazendo membros do alto sacerdócio da renomada família Agboolà para o Brasil, com ações importantes nos anos 2013, 2014, 2016 e 2019, ano em que trouxe à Bahia a princesa da família real de Osogbo, a Iyalorisa Oladunni Osunbunmi Keshinro; em 2023 organizou o festival para o orisa Egúgún, no qual iniciou, a custo zero, 300 cidadãos baianos, dentre muitas outras ações.
Atendimento presencial na Bahia - Sede da Egbe Ifá Ajobi Agboolà
Ponto de referência
Escola Municipal de Capiarara
Ponto de ônibus mais próximo
Em frente ao Supermercado Vôo Livre
Release do Olúwo Ifágbaíyin Awolola Agboolà
Década 1980
- O Bàbàláwo Ifágbaíyin Agboolà nasceu em 1956;
- Ingressou na religião dos Òrìsá no dia 28 de Outubro de 1960, juntamente com seu pai;
- 1969 – Foi submetido a uma série de iniciações em Òrìsá, na cidade de Viamão (RS), dentro dos princípios dos rituais afro-brasileiros;
- 1981 – Participa da criação da Federação de cultos afro brasileiro no estado do Rio Grande do Sul;
- 1982 – Inicia seus estudos sobre o idioma Yorubá. No inicio da década de oitenta foi convidado pelo presidente da Afrobras (Federação das
Religiões Afro-Brasileiras) a fazer parte desta Federação, como assessor de imprensa; - 1983 – Fundou o Centro Africano 13 de Junho em Porto Alegre (RS), e seguindo o exemplo de seu então sacerdote, Romário de Osalá, começa a atender crianças gratuitamente;
- 1984 – Inicia um trabalho voltado à iniciação de crianças no culto de Òrìsà;
- 1985 – Altera o nome da instituição para Centro Cultural Onisegun e é convidado pelo Deputado Moab Caldas para auxiliar nas articulações religiosas em seu estado;
- 1986 – Começa a divulgação do culto ao Òrìsá na Argentina;
- 1987 – Começa a divulgação do culto ao Òrìsá no Uruguai, Colômbia, Venezuela e Chile.
Década 1990
- 1992, 1993, 1994 e 1995 – É escolhido o sacerdote do ano no estado no Paraná, no qual foi homenageado por suas iniciativas. No começo dos anos noventa, com a morte de seu Babalorisa (Romario de Osala), Ifagbaiyin inicia uma trajetória diferente, no Estado do Paraná, buscando apoio politico para suas ideias;
- 1992 – É convidado a fazer parte do INABRA (Instituto Nacional do Negro), e começou um trabalho, viajando a Brasília, sendo recebido pelo Presidente da Fundação Palmares;
- 1992 – Ifagbaiyin conheceu a Ìyálóòrìsà Edelzuita de Osala (Gantois), a qual já fazia um belo trabalho divulgando nossa religião, e foi, por ela, convidado a fazer parte do INAEOSSTECAB (Instituto Nacional e Sacerdotal da Tradição e Cultura Afro-Brasileira) fundado em 22 de Outubro de 1989, como Coordenador no Estado do Paraná. Tendo como exemplo o trabalho da Ìyálóòrìsà Idelzuita, começa um trabalho em nível nacional;
- 1993 – Em companhia do diretor da Fundação Palmares, Walter Gualberto, se reúne com lideranças de vários seguimentos em Brasília numa tentativa de criar o Sindicato dos Sacerdotes Afro-Brasileiros. Ainda no começo da década de noventa, foi recebido pelo Ministro Jerônimo Moscardo (Da Cultura) e pelo Ministro Mauricio Correa (Da Justiça), quando em visita a Brasília, numa tentativa de criar o primeiro Sindicato de Sacerdotes Afro-Brasileiro;
- 1993 – Participa da criação do OSPRA – Órgão Superior para Religião no Estado do Rio de Janeiro;
- 1994 – Se reuni com representantes do Governo da Nigéria para criar um projeto, cujo objetivo era trazer professores da língua Yorubá para as casas de Òrìsà no Brasil;
- 1996 – É iniciado em Ifá pelo Babalawo Rafael Zamora Dias no Estado do Rio de Janeiro;
- 1997 – Começa seus estudos sobre Ifá segundo a Religião Tradicional Yorubá com o Awo Ifá Adeleke Ajiyobiojo. Após conhecer a Religião Tradicional Yorubá, ele se depara com uma realidade que desconhecia: o custo de uma iniciação, nesse período, era muito alto, o que, muitas vezes, inviabilizava os rituais. Com dois filhos pequenos, Ifagbaiyin foi obrigado a adiar, por alguns anos, os rituais de iniciação necessários para sua formação em razão dos altos custos para uma viagem à Nigéria. Esse fato, bem mais tarde, o motivou a criar o projeto Ifá É Para Todos. Mesmo assim, Ifagbaiyin manteve seu objetivo, sonhando com o dia que tornaria o culto ao Òrìsà diferente, o que facilitaria a divulgação de nossa religião e, assim sendo, baixando os custos das iniciações.
Primeira década dos anos 2000
- 2000 – Muda o Centro Cultural Onisegun para Santa Catarina;
- 2003 – Participa dos debates para a criação do feriado Dia Nacional da Consciência Negra em Brasília, o qual foi instituído, em âmbito nacional, mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais;
- 2008 – É eleito Presidente do Conselho de Segurança no Estado de Santa Catarina, criando varias ações direcionadas a beneficiar a infância e a juventude naquele Estado;
- 2010 – Ifagbaiyin cria a Comunidade IFÁ, na antiga rede social Orkut, e se torna o Sacerdote de Òrìsà com o maior número de contatos na história do Orkut, criando informativos sobre Ifá e Òrìsà;
Segunda década dos anos 2000
- 2011 – É consagrado Babalawo pelo Oluwo Oyeniyi Awolola Agboola em São Paulo;
- 2011 – Viaja para a Nigéria para concluir suas iniciações;
- 2011 – De volta ao Brasil começa divulgar o trabalho do falecido Araba da cidade de Lagos
(Akano Fasina Agboola); - Em 14 de fevereiro de 2012, enquanto viajava com sua Iyapetebi (Iyanifa Ifakemi Fasina Agboola) de São Paulo para Porto Alegre, têm a ideia de criar o projeto IFÁ É PARA TODOS, dando continuidade a um trabalho de atendimento gratuito a crianças, algo que já fazia parte do
Centro Cultural Onisegun que, em 2011, passa a se chamar Ile Ifá Ogbe Bara; - 2012 – Dá início a um trabalho de intercambio com membros da família Agboola na Nigéria e trás sacerdotes de sua família para o Brasil;
- 2013 – Trás ao Brasil o Araba Awodiran Agboola e inicia uma nova fase do projeto, fazendo divulgação da Religião Tradicional Yorubá na imprensa Brasileira;
- 2014 – Trás o Araba Awodiran Agboola ao Brasil, pela segunda vez, e assume um compromisso de divulgar o trabalho literário da família;
- 2014 – Recebe Oye de Apena Ogboni, na cidade de São Paulo, do Babalawo Oyeyefa Kolawole Agboola, por orientação do Araba Awodiran Agboola e de seu Oluwo Oyeniyi Awolola Agboola;
- 2014 – Recebe o Oye de Alaagba no culto de Egungun na cidade de São Paulo do Babalawo Fatokun Alamu Agboola, por orientação do Araba Awodiran Agboola e de seu Oluwo Oyeniyi Awolola Agboola;
- 2015 – Transfere a sede do Ile Ifá Agboola para a Bahia;
- 2016- Em incentivo ao intercambio religioso na capital Paulista conta com a presença do Àràbà Awodiran Agboola em iniciações;
- 2016 – Viaja para o Uruguai para divulgar o projeto Ifá para todos;
- 2016 – Em 25 de maio amplia o projeto Ifá é para todos, levando o projeto para outros países;
- 2016 – Recebe o apoio do conselho internacional de Ifá ao projeto Ifá é para todos;
- 2016 – Recebe o apoio dos Arabas das famílias mais conhecidas do território yoruba ao projeto;
- 2016 – Amplia o projeto Ifá é para todos para todo o território nacional;
- 2016- Atinge o número de duas mil iniciações com o Projeto Ifá é para Todos;
- 2016- Inicia o projeto Ifá é para todos em cinco países;
- 2016 – Lança o dia internacional da criança no Ifá (20 de agosto), com o apoio dos Àràbàs das mais conhecidas famílias do Ifá do território Yoruba;
- 2016 – Em incentivo ao intercambio religioso trás, a Bahia o Oluwo Oyeniyi Awolola Agboola;
- 2016 – Em incentivo ao intercambio religioso trás, a Bahia o Àràbà Awodiran Agboola;
- 2017- Cria o projeto Ifá nacional, (PAIN);
- 2017- Viaja para a Argentina para divulgar o projeto Ifá é para todos;
- 2017- Cria o Movimento de apoio aos Bàbáláwos e Bàbálóòrìşas brasileiros MABBB;
- 2017- Realiza O primeiro Encontro Nacional de Umbanda, Ifá e Candomblé na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo;
- 2017- Participa da criação do Conselho Brasileiro de Ifá;
- 2017 – Em incentivo ao intercambio religioso trás, a Bahia o Oluwo Oyeniyi Awolola Agboola;
- 2017- Assume a presidência do Conselho Brasileiro de Ifá;
- 2018- Cria a Escola Superior de Ifá;
- 2019- É reeleito presidente do Conselho Brasileiro de Ifá;
- 2019 – Em incentivo ao intercambio religioso trás, a Bahia o Oluwo Oyeniyi Awolola Agboola;
- 2019 – Realiza pelo quinto ano seguido em território brasileiro a comemoração do Isese Day com ampla divulgação;
- 2019 – Em incentivo ao intercambio religioso trás, a Bahia a Princesa da família real de Osogbo a Iyalorisa Oladunni Osunbunmi Keshinro;
Terceira década dos anos 2000
- 2020 – Teologia na Faculdade Estácio de Sá;
- 2020 – Cria o Canal do Telegram do Oluwo Ifagbaiyin (o maior arquivo de áudios sobre Òrìṣà da América Latina com mais de 3000 arquivos;
- 2021 – Amplia na Bahia a sede da Escola Superior de Ifá;
- 2021 – Cria o Projeto Cem idosos;
- 2021 – Começa as atividades do Instituto de Filosofia e teologia Yoruba Ifá é para todos;
- 2022 – Da início a cursos presenciais no Instituto de Filosofia e teologia yoruba Ifá é para todos;
- 2022 – Amplia o trabalho social no Instituto de Filosofia e teologia yoruba Ifá é para todos levando o Projeto Cem Idosos para outros estados no Brasil;
- 2022 – Da início ao Projeto na cidade de Mendoza na Argentina;
- 2023 – Lança o filme: Egungun – A sabedoria ancestral da família Agboola;
- 2023 – Leva o Projeto 500×500 para o Rio de Janeiro
- 2024 – Cria o Projeto Social Agbara L’omo para apoio a crianças com necessidades especiais.
- 2024 – Festival de Osun Contará com a presença do Araba Awodiran