Há vinte e dois anos atrás conversando com um amigo yorubáno (Adileke), desenvolvi um método para gravar as impressões dos Odùs, baseado em um sistema usando algarismo arábico.
O método Ifágbaiyin, consiste em considerar a figura côncavo do Opẹlẹ como número um e a convexa como número dois, sendo assim a impressão de um Odù seria representada por um milhar, usado duas vezes quando o Odù é meji, o sistema de uso do Opẹlẹ e das impressões de Odù é fundamental para o início da manipulação do Opẹlẹ, todo Bàbàláwo quando inicia seus estudos dedica muito tempo para gravar essas figuras, esse método visa facilitar a memorização.
A didática adequada favorece a memorização e facilita o estudo, todo awo deve ter como base as impressões dos Odùs tanto na hora da consulta a Opẹlẹ como ikin.
Segue abaixo exemplos:
Ìrosùn méjì
* * 1 1
* * 1 1
* * * * 2 2
* * * * 2 2
Igual a 1122/ 1122
Òsé Òtúrá
1 1
2 2
1 1
2 1
Igual a 1212/ 1211
Ogbè Òbàrà = 1111/1222
1 1
1 2
1 2
1 2
Dentro de quinze dias esse método vai ser divulgado à inúmeras pessoas e, com certeza, vão aparecer muitas pessoas se dizendo o autor do sistema. O importante não é isso e sim a divulgação de métodos que facilitem os estudos para os novos iniciados em Ifá. Os tempos mudaram e a tecnologia está aí para facilitar os estudos.