É muito fácil entender a aversão de alguns opositores ao “Projeto Ifá é para todos”, essas pessoas dizem que o Ifá não é para todos, com a intenção para chamar a atenção para elas mesmas, dando a entender que são especiais, e que só elas são as escolhidas.
Ifá é para todos, sim, e não poderia deixar de ser, pois qual sentido teria uma religião destinada somente a uma suposta elite?
Acreditar que somos escolhidos contraria a teologia yorubá, pois somos nós que escolhemos, antes de nascer, ser adepto da religião tradicional e cultuar Òrúnmìlà.
Não somos especiais porque Ifá nos escolheu, mas nos tornamos especiais por termos escolhido Ifá. Mas somente Òrúnmìlà pode responder a respeito disso, só ele testemunhou a nossa escolha e sabe a verdade. Sendo assim, IFÁ É PARA TODOS!
Essa pretensa elite, que acredita ser superior por estar no Ifá não conhece a verdade de Òrúnmìlà, a qual está descrita nos versos a seguir:
Odù Òtúrà Ógbè (iorubá)
Oluko Ifá gbodo ní á mu mò rá
Ati afori ti ole je omodé tabi agba
Yiò gbà tokan tokan
A d` Ifá fun òtúrà
Nigba to di Babalawo làì si eya meya
Obirin tabi okunrin
Ifá nipè kó rùbo
Ko tole wole Òrúnmìlà gegebi awo
Okunrin tabi obìnrin Ifá gbe ni
Òtúrà rùbo ebo rè gbà
Won di oju ati ara ó je eni to lokan
Oná rè sì lá ó sÌ di awo Òrúnmìlà
Awo tolokan
Ifá kó bere
Boya omodé tabi agba
Nitorí pè ogbon ori rè ju ojo ori lo
Òrúnmìlà jeri si
Nitorí pè Olorun gbagbo pe
Ogbon ju agbara
A d Ifá fún Otura
Ni igba ti odi awo Òrúnmìlà
Làì so pè omode tabi agba
Okunrin tabi obìnrin
Tradução (português)
O aprendiz de Ifá estuda com dedicação e sofrimento.
Pode ser criança ou velho, o importante é ter vocação.
Ele deve ser escolhido no céu.
Fizeram adivinhação de Ifá para Otura quando ele aspirou ser sacerdote de Ifá
Sem dizer se era homem ou se era mulher
Ifá lhe disse:
Que deveria fazer sacrifico para que sua aspiração fosse aceita
Para que ele entrasse na casa de Òrúnmìlà, homem ou mulher,
As benções do céu não têm preferência de sexo.
Quando Otura fez o sacrifício foi concedida a sua iniciação
Seu rosto e seu corpo ficaram encobertos porque o que se iniciava era a sua alma, não se iniciava nem seu corpo e nem seu rosto.
E assim teve êxito.
Otura foi sacerdote de Òrúnmìlà
O awo sem corpo!
O Awo é a alma consagrada.
Ifá não perguntou se Otura era jovem ou era velho
Porque a idade a sua alma ele o a conhecia e a alma não era velha nem jovem.
Porque o que Deus cria somente Òrúnmìlà testemunha e só ele sabe a idade da alma.
E só eles sabem a idade da alma
Só eles sabem a identidade da alma
Foram às palavras de Ifá para Otura, quando aspirou ser sacerdote de Òrúnmìlà, sem dizer ser era jovem ou velho.
Homem ou mulher.
Esse verso de Ifá identifica claramente que não importa o sexo da pessoa para se tornar um sacerdote do culto de Òrúnmìlà, o importante é a dedicação, porque o sacerdote tem uma indicação diferente que está descrita no Odu Irete Otura que identifica o Babalawo ou a Iyanifa como um escolhido de Olodumare, essa escolha se fez necessário para que o sacerdote seja um exemplo para a humanidade e para que ele divulgue a palavra de Olodumare codificada por Òrúnmìlà.